29 Aug 2011

McDonald´s, uniformes reciclados e lixo não reciclado



Outro dia, li uma notícia sobre o comprometimento do McDonald´s em utilizar uniformes reciclados para os funcionários das mais de 1,000 lojas na Inglaterra. Os uniformes são feitos pela Worn Again , que diz fazer o upcycle (utilizando algo que será descartado para transformá-lo em algo de melhor valor ou uso). A própria empresa pergunta: "e se cada peça de roupa que você comprasse fosse especialmente desenhada de uma maneira que pudesse ser desmontada e reutilizada depois que você não a quisesse mais?"



Lógico que junto com essa notícia mil críticas ao Mc Donald´s afloraram, pois isso faz parte de um esforço que o McDonald´s vem fazendo para mudar a imagem de símbolo do capitalismo vendedor de junk food.
Apesar das críticas sobre tudo o que o Mc Donald´s representa, a inciativa é ótima, pois, se uma empresa do tamanho no McDonald´s faz isso (e ainda se fizesse no mundo inteiro) o impacto seria grande.
Estava pensando se isso era apenas um greenwash ou se as pessoas deveriam parar de criticar sobre uma boa iniciativa e tentar separar a história dos uniformes do contexto geral do Mc Donald´s, quando recebi o email de Daniel Okubo, juntamente com as fotos impressionantes:

Estou protocolando uma reclamação na prefeitura e na Vigilância Sanitária da imundice que o Mc Donalds da Avenida do Cursino 2400, São Paulo-SP. Já faz algum tempo que estava incomodado sempre que passava nas redondezas. Hoje minha indignação foi ao limite e essas fotos tirei hoje enquanto passeava com a minha filha. São fotos apenas do quarteirão em volta do Mc Donalds que acredito ficar dessa forma por negligência mesmo, já solicitei várias vezes para disponibilizarem lixeiras ao redor, orientar as pessoas a utilizarem e também fiscalizarem, pois entendo que apesar do lixo estar na rua, o Mc tem responsabilidade sobre a destinação do lixo, já que prega em seu site o compromisso com a sustentabilidade e com o uso de materiasi recicláveis e coleta seletiva.




Pois é, McDonald´s. A faxina em casa deve ser feita antes, pois o compromisso com a sustentabilidade é muito maior que uniformes fashion reutilizados e o Ronald McDonald saudável.

E Daniel, parabéns pelo exercício da cidadania. Vivemos fazendo críticas por aí e não tomamos atitute. Esperamos agora que a vigilância sanitária faça algo a respeito.