
Com relação ao processo de fabricação da Escova JOHNSON'S® REACH Eco, informamos que os 60% restantes do plástico são de polipropileno virgem, sendo que a nossa idéia inicial seria utilizar 100% de material reciclável pré-consumo. No entanto, esse valor teve que ser reduzido para 40% para não comprometer as propriedades da escova. A parte plástica da escova pode ser reciclada porém, as cerdas teriam de ser removidas.
Já a embalagem, também pode ser reciclada, mas o descarte de cada material que compõe a mesma deve ser feito separadamente.
Buscamos oferecer aos nossos consumidores produtos que atendam às suas necessidades e expectativas.
A Johnson & Johnson do Brasil mantém um projeto piloto em alguns supermercados, na cidade de São Paulo. Além disso, a empresa continua a estudar novas formas de lidar com o lixo pós-consumo.
Continuamos à disposição para renovar esse contato, sempre que possível. A troca de idéias e de opiniões com os consumidores, além de motivo de muita satisfação, é também um estímulo para o nosso constante aperfeiçoamento.
Atenciosamente,
Amanda Bressanin
Central de Relacionamento com o Consumidor
Johnson & Johnson do Brasil
0800 703 6363
Dolce Gusto já tem um projeto para reciclagem, mas ainda não está finalizado.
A Nespresso já está comecando a implementar.
As cápsulas tem diferentes elementos e para serem descartadas corretamente precisam ser abertas e as partes separadas.
Tem café ou leite, plástico e metal, por isso não é tão simples assim fazer o descarte, assim se os consumidores nos perguntam dizemos que não é reciclável!
Fiquei feliz que as empresas tenham respondido. A Johnson me ligou e disse que havia respondido antes no email (eu não havia recebido), achei que eles responderam apenas pela publicação no blog. Mesmo porque o email que eu cadastrei no site da Johnson não foi o mesmo email no qual recebi a resposta ontem. Sobre a Dolce Gusto, foi uma leitora do blog que contactou uma amiga, pois estava pensando em comprar uma cafeteira.
Enfim, sobre a escova de dentes, a minha opinião é que seria muito bom se eles repensassem o fato de fazer as escovas 100% pré-consumo. Se os dentistas recomendam trocar a escova a cada mês, talvez as propriedades da escova que eles alegam estarem comprometidas sejam propriedades para que a escova dure por muito mais tempo do que pretendemos utilizá-las. Outro dia descobri que minha avó não trocava a escova dela há mais de dez anos (isso mesmo, dez anos). E a escova tava lá inteirinha e limpinha. E, sobre o projeto piloto em alguns supermercados, recebi a lista de locais onde poderemos descartar as escovas (não tentei ainda, se alguém tentar levar as escovas, por favor, poste a experiência aqui).
O projeto comentado na resposta anterior trata-se de uma iniciativa da Rede Carrefour, chamada de Projeto Estação de Reciclagem, para estimular e sensibilizar a população sobre consumo consciente. Este projeto é de responsabilidade do Carrefour e, em 2010, a Johnson & Johnson do Brasil apoiou a instalação de estações de reciclagem em algumas lojas da rede. Abaixo, compartilhamos alguns endereços e reiteramos nosso compromisso em esclarecer futuras dúvidas.
Lojas Carrefour com estações de reciclagem que receberam o apoio da Johnson & Johnson do Brasil na instalação:
Raposo Tavares
Cambucci Lions
Pinheiros
Pamplona
Morumbi
Santo Amaro
Sobre a Nespreso e Dolce Gusto, o que eu tenho a comentar é que: se você vai comprar uma cafeteira, compre uma que não use cápsulas e que o café e leite venham em embalagens que sejam, no mínimo, biodegradáveis (e não super difíceis de reciclar, mesmo que o processo esteja em início de implementação). E sei que uma leitora do blog que nem toma café ia comprar uma dessas e desistiu! Boa! Pelo menos a discussão toda fez a leitora pensar enquanto ainda estava no primeiro passo dos 3Rs (reduzir!).
Gostei, blog responsável e trouxe respostas e não só apontou o problema! Parabéns!
ReplyDeleteOi Lu!
ReplyDeleteVamos lá: eu já ouvi a explicação de que as cápsulas da Nespresso, por serem de alumínio, conservam melhor o aroma do café. Concordo com esse ponto, pois opções baratas de papel e plástico tem uma permeabilidade ao ar maior do que o alumínio.
Agora imagina: fui à Nespresso devolver minhas cápsulas, pois havia sido informada de que eles separam direitinho a tampa da cápsula e descartam o café. Sugestão da vendedora:
- A senhora teria interesse no compartimento para descartar as cápsulas?
Toda feliz - e ingênua - falei que sim. Achei legal eles fornecerem algum tipo de recipiente para as minhas cápsulas, que atualmente moram em uma lata de chocolates, em cima da máquina, para secarem.
Custa mais de R$80.
Oi??
Não, obrigada.
Só eu que achei um abuso?
Olá, comprei a cafeteira Dolce Gusto fazem alguns dias e já no primeiro uso, após me deparar com a quantidade de lixo que eu havia gerado pra tomar um minúsculo cafezinho, bateu um peso na consciência, mas aí pensei comigo: que nada, coloco pra reciclar e pronto! Eis que abro as capsulas e me deparo com o absurdo: Existem partes internas feitas papel alumínio e outros plásticos colados que não são fáceis de remover. Entro no site da Nestlé Dolce Gusto pra me informar sobre o processo de reciclagem e no FAQ me deparo com a informação de que as capsulas devem ser jogadas no lixo doméstico e que NÃO SÃO RECICLÁVEIS ! Esta informação eu encontrei no site brasileiro, e no site de Portugal a história é diferente. Lá eles tem pontos de coleta e explicam direitinho como é feita a reciclagem, interessante não ? Se arrependimento matasse... Quero aproveitar o espaço aqui para pedir que NÃO COMPREM essa máquina... pelo bem de todos nós.
ReplyDeletebom tem alguns tutoriais no youtube que ensinam a fazer uma gambiarra com as cápsulas e reaproveitá-las, é muito ecológico e econômico, mas nada chique! Comprei a máquina para causar uma boa impressão com as minhas clientes e reaproveitar caseiramente ia passar a impressão de muquirana! e agora
ReplyDelete