“Fui ao caixa preferencial para pessoas que não usam sacolinhas conforme indica a placa verde (uma outra placa indicava o desconto para quem optasse por isto). O caixa preferencial não estava aberto e fui ao SAC pedir que eles o abrissem. Fui informado que o supermercado não iria abrir porque não tinha ninguém disponível, mas que mesmo assim, eu poderia passar em qualquer outro caixa. Passei no caixa comum, informei que não usaria as sacolinhas e, no final, não aplicaram o desconto, pois eu precisava ter passado no caixa exclusivo para ter o benefício.
Liguei no SAC Central e me informaram que eu teria o desconto independentemente do caixa em que eu passasse, mas aí, o desconto já não tinha sido aplicado. Na semana seguinte, tentei fazer a mesma coisa, porém, viram que era eu e me passaram na frente de outras pessoas (o que foi constrangedor) para que eu não criasse um "barraco".
Deram o desconto, mas percebe-se que foi tudo forçado.
Essa semana estive lá novamente e, com a nova lei, acho que tiraram a placa de desconto, pois não a vi. O desconto me foi dado assim mesmo e o caixa exclusivo estava funcionando, porém, qualquer pessoa podia utilizar, nada de exclusivo.”
O Walmart tem um site muito bem feito sobre sustentabilidade e, no próprio site, eles declaram que têm um grande diferencial: o caixa Eco, citado pelo Daniel. Mas, se o caixa Eco não funciona, de que adianta toda essa campanha? Tá certo que as pessoas não devem usar sacolinhas de plástico por causa dos descontos, mas porque têm consciência, porque sabem que é ruim e, se não sabiam, já leram o blog e foram convencidas a não usar. Principalmente para coisas que podem e devem ficar soltas no porta-malas como as bebidas comprados acima. Então, que a Walmart não declare o seu GRANDE DIFERENCIAL que é um caixa vazio e que não funciona, além da total falta de respeito com o consumidor. E, eu duvido muito que os centavos economizados pelo consumidor em não utilizar a sacolinha não devem estar embutidos no preço dos produtos.
O Walmart também tem as chamadas loja ecoeficientes todas de madeira e verdinhas. O que o Walmart não conta é que eles utilizam muito mais energia do que as tais lojas ecoeficientes vão economizar. Eles pretendem diminuir 2.5 millhões de toneladas cúbicas as emissões de CO2 e, em 2007, as lojas que foram construídas vão emitir 1 milhão de toneladas cúbicas a mais. Ou seja, em 2013, continuando nesse ritmo, o Walmart vai cortar 2.5 milhões, mas vai adicionar 28 milhões em suas emissões. E o grande diferencial do caixa Eco não funciona.
Acho que você já entendeu o que é Greenwashing. É claro que é inevitável irmos ao supermercado e fazermos compras e você pode ter mil motivos para ir ao Walmart. Só não vá ao Walmart porque ele é verde.
E, por último, uma charge sobre Greenwashing.
Mirian,
ReplyDeleteJá passei por uma situação no Walmart. Fui tentar usar esse caixa verde, com desconto. Passei pelo caixa, solicitei uma caixa para colocar minhas compras e a funcionária fechou minha copra e cobrou sem me dar o desconto nem comentarf nada. Quando fui questionar, simplesmente não tinha mais o que fazer pois já tinha pago. No Pão de Açúcar pelo menos eu recebo meus pontos quando não uso sacola plástica... Agora, que o Walmart faz Greenwashing não é nenhuma novidade. É tudo uma questão de marketing para tentar mudar a imagem mundial deles.
Nossa, que legal essa ideia de caixa verde, vou sugerir aqui... Ai se a lei nao eh cumprida aqui, ja viu ne? A gente sue!! Tudo a gente sue!
ReplyDelete