11 Apr 2011

A alergia e a História dos Cosméticos


Voltei do alergista na semana passada, quando fiz um patch test que é um exame chato para alergia de contato. Meu olho incha e desincha e ninguém sabe o que é. Conclusão: tenho alergia ao bálsamo de peru (que até parece uma coisa engraçada), mix de perfumes e sulfato de níquel (que eu já sabia, e achava até chique porque só poderia usar ouro ou prata).
Bom, a primeira pergunta que me veio à cabeça foi: e o que seria esse bálsamo de peru? O médico me explicou que as pomadas, produtos para bebês e mais um monte de coisas eram produzidas com o tal bálsamo. Após uma busca rápida no google, (por favor, médicos, químicos e pessoas de outras áreas afins, me corrijam se estiver errada) descobri que o bálsamo (Myroxylim balsamum) rico em ácidos benzóico e cinâmico. Mais duas procuradas no google, vi que o ácido benzóico, em contato com frutas, produz benzeno, o que não me parece algo muito bom para ser usado na pele.
Como nunca estudei química (a não ser no colégio), não sei o quanto isso pode ser verdade ou não: sei que meu olho incha e desincha, e o médico disse que 90% de chance de ser alergia à cosméticos (por causa do bálsamo do peru e o mix de perfumes). Ao ler as bulas de todas as coisas que uso e dar mais uma procuradinha na internet, descobri que, por lei, eles não são obrigados a revelar a fórmula (principalmente dos perfumes), então não sei se tem bálsamo de peru ou o quê, e talvez eu pare de usar tudo por causa disso.

Então, me lembrei de outro vídeo da Annie Leonard, A História dos Cosméticos, com legenda no You tube. Ao assistir de novo, fiquei mais preocupada ainda, não só com o bálsamo do peru, mas com todos os produtos tóxicos que eles colocam nos cosméticos. E isso, não preciso nem dizer, que tem tudo a ver com a sustentabilidade e o ciclo de vida de materiais.




E então, qual seria a solução? Parar de usar tudo? Tentar fazer uma campanha tipo a Campaign for safe cosmetics? Tentar achar algum político do bem que tente mudar as leis para as bulas (como fizeram com o glúten) ou alguém que vá mais além de tente impedir o uso de produtos tóxicos em cosméticos?
Bom, não tenho resposta para isso, mas achei um artigo na Isto é que talvez possa ajudar. Enquanto isso, meu olho incha e desincha...


29 comments:

  1. Fico imaginando a quantidade de porcaria que a gente ingere e passa na pele, quanta química e quantos extratos bizarros de origem animal (sabe-se lá como é o processo de extração). Me dá medo, e me faz ter certeza de que ainda estamos a anos luz de um sistema de comércio justo e com produtos saudáveis.

    ReplyDelete
  2. Mirian, espero que vc esteja usando magnesio!!! anti-alergico natural...pq corre o risco de vc ter alergia a anti-alergico! La vai eu diminuir minha make up e meus perfuminhos...aff

    ReplyDelete
  3. Harumi, não tinha visto esse seu comentário. A sua ídola me receitou vitamina C... Não sei se na formulinha dela tem Magnésio, vou checar hehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oii, Mirian! Comentei aqui também, vamos criar um grupo para troca de experiências, dicas, informações. O que acha? 😊

      Delete
  4. Achei seu blog numa pesquisa do google, pois tenho exatamente as mesmas alergias que você e estava pesquisando a respeito! rs
    Acabei de descobrir estas alergias e estou surtando, seria muito legal se pudessemos trocar informações...
    meu e-mail é fbignotto@gmail.com

    ReplyDelete
  5. Oi Fernanda, te adicionei no facebook. bjs!

    ReplyDelete
  6. Olá!! minha mãe tambem tem alergia ao balsamo do peru.. e cada vez que pinta o cabelo tem crises de alergia fortissimas.. mas ela nao quer assumir o grisalho... entao, por gentileza, alguem pode indicar alguma tinta de cabelo, que nao contenha essa substancia?? obrigada

    ReplyDelete
  7. Oi Mirian, tem uma semana que estou com o resultado de testes em mãos e uma enorme preguiça de procurar os produtos que tem o que me faz mal... de ante mão, já imagino a dificuldade para encontrar as fórmulas, como você relatou. O resultado foi desanimador, além desse bálsamo do Peru, tem um monte de outras coisas.
    Uma coisa que você falou me chamou a atenção: procurar um político que queira lutar pela mudança das informações nas bulas e embalagens.
    Bom, vou continuar minha pesquisa e espero que você esteja bem da alergia.
    Abraço
    Mônica Eva

    ReplyDelete
  8. Oi gente, tenho a mesma alergia ao bálsamo do peru e sofri muito no verão. Acredito que o calor forte tenha contribuído. Será que alguém já tem uma lista das marcas que usam o bálsamo? Seria importante termos uma e também outra daqueles que não tem. O que acham? Miriam, vou te procurar no facebook. Abraço a todas!

    ReplyDelete
  9. Oi meninas. Também tenho alergia ao bálsamo de peru e ao thimerosal. Fiz o teste a pouco tempo e estou tendo dificuldade de descobrir quais produtos contém isso.
    Para quem tem alergia ao bálsamo de peru, fiquem atentas pois especiarias como cravo e canela possuem esse bálsamo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. eu tb, descobri recentemente e estou pra pirar. kkkkk

      Delete
  10. Oi meninas. Também tenho alergia ao bálsamo de peru e ao thimerosal. Fiz o teste a pouco tempo e estou tendo dificuldade de descobrir quais produtos contém isso.
    Para quem tem alergia ao bálsamo de peru, fiquem atentas pois especiarias como cravo e canela possuem esse bálsamo.

    ReplyDelete
  11. Boa noite! Estou aqui pesquisando exatamente sobre o Balsamo do Peru e Parafenilenodiamina, pois meu resultado saiu sexta-feira, e sou alergica.Nossa estou tão confusa, pq não consigo achar uma lista do que eu posso e não. Estou em panico.....meus perfumes, cremes, tinturas de cabelo....afffff

    ReplyDelete
  12. Boa noite! Estou aqui pesquisando exatamente sobre o Balsamo do Peru e Parafenilenodiamina, pois meu resultado saiu sexta-feira, e sou alergica.Nossa estou tão confusa, pq não consigo achar uma lista do que eu posso e não. Estou em panico.....meus perfumes, cremes, tinturas de cabelo....afffff

    ReplyDelete
  13. Olá, fiz o patch test e deu positivo a muitas coisas inclusive o enigmático Bálsamo do Peru. Na época que descobri (Junho de 2015) pesquisei que nem louca outros nomes mais comuns do Bálsamos do Peru e seus derivados e achei esses:
    - ácido benzoico;
    - benzeno;
    - benzoato;
    - cinamal;
    - cinamato;
    - cabreúva;
    - própolis;
    - bálsamo de Tolu;
    - Tintura de Benjoim;
    - Cumarina.
    Além disso, nós alérgicas temos de tomar cuidado com baunilha, casca de frutas cítricas, curry. Se ingerirem muito dessas substâncias a alergia pode piorar. Benção para nós, pesquisem SEMPRE o que forem usar!

    Abraços!

    ReplyDelete
  14. Acabei de descobrir que tbm tenho alergia ao bálsamo do Perú. Dar uma coceira em algumas partes do corpo, como pescoço e colo, axilas e pulsos. Meu médico disse alguns produtos que contém o tal bálsamo.
    Baunilha, bebidas tipo cola, benjoim, brilhantina, canela, casca de frutas cítricas, chocolate, curry, antissépticos bulcais, medicamentos tópicos e tinturas a óleo.
    Cosméticos como batons, esmalte de unhas e perfumes.
    Odorizadores de ambientes, incensos e velas.

    ReplyDelete
  15. Acabei de descobrir que tbm tenho alergia ao bálsamo do Perú. Dar uma coceira em algumas partes do corpo, como pescoço e colo, axilas e pulsos. Meu médico disse alguns produtos que contém o tal bálsamo.
    Baunilha, bebidas tipo cola, benjoim, brilhantina, canela, casca de frutas cítricas, chocolate, curry, antissépticos bulcais, medicamentos tópicos e tinturas a óleo.
    Cosméticos como batons, esmalte de unhas e perfumes.
    Odorizadores de ambientes, incensos e velas.

    ReplyDelete
  16. Oi Miriam, estou fazendo meu segundo teste de contato (chato ora caramba ) o primeiro deu perfume mix e agora novamente! Entre os itens, consta o bálsamo do Peru. A minha reacao5sao bolhas nos pés, já luto contra há 10 anos. Fiz homeopatia, física quântica, microfisioterapia, etc...como tratamento alternativo. Obrigada pelas informações!

    ReplyDelete
  17. Cuidado commo urucum, ele contem o geraniol e o urucum e usado vomo corante em margarinas, macarrão, etc...

    ReplyDelete
  18. Gente vocês podem me ajudar, também sou alérgica ao balsamo do peru. Eu gostaria de saber quais são os nome que vem escrito na composição dos produtos outros nomes além do balsamo do peru . O sodium benzoate também É do balsamo do peru ? Alguém poderia me ajudar.

    ReplyDelete
  19. Olá meninas! Na semana passada fiz o teste de contato e o resultado deu alergia a: Bálsamo do Peru, Lanolina, Formaldeido, Parafenilenodiamina, Sulfato de Níquel. Socorro, me ajudem!

    ReplyDelete
  20. Gente, tô passada com esse tal bálsamo de peru! Tb sou alérgica e nem o médico me soube explicar direito. Ainda bem que vcs existem!

    ReplyDelete
  21. Olá, meninas! Também sou alérgica a bálsamo do peru entre outras substâncias.
    Podíamos criar um grupo no WhatsApp para dicas, informações, compartilhar experiência. O que acham?

    ReplyDelete
  22. No dia 17 de june de 2019 at 11:46 comentei aqui...👆

    ReplyDelete
  23. Gente tb estou com os resultados e deu msm alergia de bálsamo do Perú e perfume Mix estou com a mão direita somente toda rachada .....alguem me dá uma luz pois meu retorno na Alergista é só no final do mês...obrigada e boa sorte a tds.

    ReplyDelete
  24. Boa noite pessoal! também estou nessa luta sem saber como me livrar ou conviver com alergia a Quinolina mix, Bálsamo do Peru e outras. Uma alergista me receitou uma linha de produtos hipoalergênicos e é com que estou me segurando. È doficil mas temos que enfrentar. Boa sorte pra nós!

    ReplyDelete
  25. Também descobri que sou alérgico a balsamo de peru,muita coisa contém esse amaldiçoado elemento,difícil lidar com isso,tudo tem essa porcaria,só Deus para me consolar agora

    ReplyDelete
  26. Vamos criar um grupo para disseminar informações a respeito dessa alergia desanimadora,mas com um jeitinho agente consegue lidar com isso

    ReplyDelete