8 Apr 2011

People's Supermarket

the peoples supermarket logo

Saiu na Super deste mês uma matéria que chamou bastante a minha atenção. Fala sobre o People's Supermarket, um supermercado em Londres (onde mais?) em que os próprios clientes trabalham como caixas, faxineiros e balconistas em troca de bons descontos nos produtos. A lógica é simples: sem precisar pagar funcionários, o estabelecimento consegue baixar o preço dos produtos.

Para não virar bagunça, as pessoas interessadas pagam uma taxa anual equivalente a R$ 70 e se comprometem a trabalhar 4 horas por mês no supermercado. Os descontos podem chegar a quase 50% e mais de 500 clientes - de estudantes a empresários - já estão colaborando. A loja, que não tem fins lucrativos, acaba promovendo muito mais do que descontos: as pessoas interagem, fazem amizades e entendem melhor o funcionamento do lugar, além de conhecer melhor os alimentos que consomem e sua origem. Elas podem também opinar na parte administrativa, escolhendo produtos para ser vendidos na loja, por exemplo.

E tem mais: o supermercado negocia diretamente com produtores locais, o que ajuda a baixar os preços e garantir produtos frescos e mais amigos do meio ambiente. Aceita, também, alimentos que seriam recusados por outras lojas, como legumes pequenos demais. "O desperdício é um grande problema na indústria alimentícia. Eu quero que o meu supermercado seja o mais sustentável do mundo", diz o chef inglês Arthur Potts, criador do People's Supermarket.

Eu adorei. E trabalharia uma hora por semana numa loja assim fácil, fácil. E vocês?

1 comment:

  1. Eu também certamente trabalharia numa loja assim... Afinal o que é uma horinha por semana? E de quebra no final do trabalho passaria pelas prateleiras e levaria minhas compras para a casa. Adorei a idéia. Acho que vcs deveriam fazer também um post sobre os brindes que vem nos cerais, danoninhos, chocolates, etc... e logo são descartados pelas crianças. Bjos
    Andreza

    ReplyDelete