27 Apr 2011

Apple: empresa de tecnologia menos verde

Tá, eu tenho um Iphone e estava pensando em comprar um Ipad. Mas acabei de ler que o Greenpeace nomeou a Apple como a empresa de tecnologia menos "verde" por usar carvão como forma de energia dos seus data centers.


Mas, o que mais me incomoda não é isso. É a questão da obsolescência programada: quase comprei um Ipad um mês antes do Ipad2 ser lançado. E eu ficaria muito chateada se eu tivesse comprado. Duvido muito que as novidades do Ipad 2 já não tinham sido pensadas quando o 1 foi lançado e é óbvio que a tecnologia para as tais novidades existiam na época.
Alguns vão dizer que a Apple trocou o Ipad das pessoas que compraram o velho até 30 dias antes do lançamento do novo. E o que será que foi feito com os Ipads "velhos"? Será que foram pro lixo? E porque o Ipad 1, já não tinha as novidades do 2 e do 3 que logo deve vir por aí?

Que fique bem claro, eu adoro os produtos da Apple, e acho que são bem pensados. Bem pensados até demais para um produto se tornar obsoleto em um ano ou menos. Acho que o Steve Jobbs já é rico o suficiente e não precisa disso, precisa?


Nota da coautora deste blog: Me espanta, em pleno ano de 2011, empresas do porte da Apple ainda não entenderem o tamanho da responsabilidade que têm nas mãos. Assim como celebridades (bem, nem todas) são capazes de entender que dão exemplo, que inspiram as pessoas, que são imitadas e que por isso seu comportamento carrega uma enorme responsabilidade, as "empresas-celebridades" - e a Apple é talvez o melhor exemplo dessa categoria - precisam abraçar isso e até usar a seu favor. É mais do que obrigação uma empresa desse porte dar o exemplo e recolher os aparelhos antigos quando lançar uma nova versão. Não entendo por que isso ainda não foi exigido por lei, mas tá aí a oportunidade de tomar uma atitude e mostrar que é bacana, que tem visão, e assim conquistar ainda mais consumidores, sem precisar esperar uma lei que a obrigue a fazer.
Ser sustentável não significa esquecer todo o conhecimento adquirido pela sociedade até os dias de hoje, muito pelo contrário. Acredito em uma era em que esse conhecimento será, finalmente, usado para o bem, para a reconstrução do nosso planeta, ao invés de destrui-lo. Já existe a tecnologia necessária para reaproveitamento total de produtos eletrônicos pelas fábricas. O que não existe, infelizmente, é a vontade de usá-la.
Tá mais do que na hora da Apple e das suas companheiras fabricantes de eletrônicos começarem a recolher os produtos antigos. Responsabilidade é isso!

No comments:

Post a Comment