6 Apr 2011

A História das Coisas, Annie Leonard


Enquanto escrevemos sobre o tão esperado post sobre as sacolinhas de plástico, gostaríamos de compartilhar uma das nossas inspirações: o vídeo da Annie Leonard. Podemos relacioná-lo com qualquer coisa, como o próprio nome diz, mas principalmente com atitudes cotidianas e processos de criação. No site, ainda tem muitos outros vídeos que vão servir de discussão para esse blog.
Em uma palestra na Uniban, já relacionei o assunto com as minhas casinhas de papel (outro assunto futuro para esse blog) e vai ser fácil para qualquer leitor desse blog fazer uma reflexão sobre as "coisas".
Quem ainda não assistiu, assista ... E não é pra ficar deprê (ou com falta de ar ao olhar à sua volta)! É pra refletir e desencadear uma mudança.

1 comment:

  1. Comentário de Vera Onishi:

    Oi Mirian, estou orgulhosa de ver aonde v. chegou! Parabéns. Sabia que algumas idéias eu tinha em comum com a sua mãe, mas ri qdo descobri que fazemos a mesma coisa com o guardanapo ( ainda guardo o que mal sujou para limpar restos do prato, pingos no chão,...). O Roberto ( meu marido), guarda todas as cascas da laranja ou do ilmão depois de fazer o suco para dar uma limpada nos pratos antes de lavar e assim evitar o gasto de mais água). Vou no mínimo duas vezes por semana ao supermercado, sempre levo minhas sacolas de pano e muuuuito raramente vejo alguem deixando de usar sacolas de plastico. Eu praticamente tenho que empurrar a mocinha do caixa que quer colocar as compras nas suas sacolas de plastico. Com a água da lavagem de roupa branca dou uma prévia nas roupas escuras, e depois uso para limpeza de chão ou para prelavagem pesada, como lavagem de vasos,... Sua mãe bem sabe que eu evito comprar muitas coisas, reciclo roupas e etc até o limite.
    Resumindo, tenho uma consciencia ecologica muito forte, mas assistindo ao video Story of Stuff percebo que o que preciso é conscientizar mais pessoas, engaja-las num movimento contrario ao consumismo desenfreado e alerta-las para as táticas da máfia que incentiva o consumo. Voce está dando mais este passo importante e vou segui-la.
    BRAVO!!! CORAGEM!!!

    ReplyDelete